Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

XAMÃS NOS HOSPITAIS

Os Hmong acreditam que as almas podem ser capturadas por espíritos malignos causando assim doenças. Doenças que só podem ser curadas por meio de espíritos benignos invocados através de cerimônias e rituais. A cirurgia, a anestesia e as trasnfusões de sangue são apenas tabus para eles. Segundo Van Veny Lee, xamã Hmong, “os médicos são muito bons com as doenças do corpo,
mas a alma é responsabilidade dos Xamãs”.

Segundo um artigo publicado no jornal New York Times, certo médico da Califórnia teve a iniciativa de reconhecer o papel cultural dos curandeiros tradicionais convidando-os para realizar cerimônias de cura “aprovadas” pelo hospital. Estão proibidas as cerimônias que envolvam sacrifícios de animais. A idéia, de acordo com este artigo, é introduzir os xamãs na medicina ocidental para considerar os valores e crenças culturais de pacientes pertencentes a populações minoritárias de imigrantes e assim oferecer-lhes um melhor tratamento e cuidado médico. Por outro lado, e graças a esta iniciativa, 89 Xamãs aprenderam elementos da medicina ocidental durante 9 semanas.

Seguindo esta linha de raciocínio, em outros hospitais como o Memorial Medical Center de Los Angeles , aconselha os pacientes a consultar curandeiros: “O médico não é passado, mas parte de uma equipe”.

O debate está aberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.