Páginas

sábado, 13 de maio de 2017

Remédios Naturais Para Livrar-se dos Roncos



O ronco durante o sono é um dos problemas mais comuns e desagradáveis enfrentados por muita gente e, ainda que geralmente não seja perigoso, pode levar à privação do sono para quem ronca e para quem estiver do lado. Em vez de instalar equipamentos esquisitos ou colocar aquelas máscaras desconfortáveis no rosto, por que não experimentar estes 11 remédios naturais, que poderão finalmente proporcionar uma boa e sossegada noite de sono para você e seu/sua companheiro/companheira? Não custa nada tentar...  
 
 
O que causa o ronco?
Roncos são o resultado de vias respiratórias obstruídas durante o sono. Mas nem todos os roncos são iguais, e é importante saber as diferenças entre os dois tipos de roncos:
Roncos causados por congestão: Esta é a causa mais comum dos roncos e pode afetar as pessoas que não costumam roncar. Ocorre quando as suas vias respiratórias estão obstruídas por catarro.
Roncos causados por apneia do sono: Em alguns casos, roncos podem ser um aviso importante sobre uma apneia do sono em potencial (quando você para de respirar por instantes durante o sono). Neste caso, os roncos são a reação do corpo procurando respirar o ar que lhe falta.
O que pode ser feito para deixar de roncar?
Existem vários tratamentos com o objetivo de parar o ronco — desde medicação, uso de aparelhos durante o sono e até mesmo cirurgia, em casos mais extremos. Porém em vez de correr para o médico (ou pedir o divórcio!), você pode experimentar esses 11 remédios naturais que, esperamos, poderão sanar ou reduzir a severidade do problema:  
1. Spray nasal natural  
 
Uma das maneiras mais eficazes de prevenir roncos é manter as vias respiratórias limpas. Este spray é um ótimo substituto para aquele que você compra na drogaria e contém apenas ingredientes naturais.
Você vai precisar de:
¼ colher (sopa) de sal
½ xícara de água fervente
1 frasco conta-gotas limpo
Preparo e uso:
Misture o sal com á água fervente e deixe esfriar.
Pingue 2-3 gotas em cada narina antes de dormir.
Importante: Substitua o conteúdo do conta-gotas a cada 5 dias. O uso da solução velha pode ser prejudicial.  
   
2. Óleo de hortelã  
 
A hortelã tem muitas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a aliviar os tecidos inflamados do nariz que causam aumento da produção de muco. Este remédio só é relevante para roncos relacionados a congestão nasal.
Você vai precisar de:
Óleo de hortelã
Preparo e uso:
Pingue 2-3 gotas em um dos seus dedos e esfregue-o nos lados das suas narinas. Se você estiver muito congestionado, pingue 4-5 gotas de óleo de hortelã numa tigela com água quente e inale o vapor.  
   
3. Chá-verde  
 
Estudos recentes indicam que chá-verde tem efeito positivo em pessoas que sofrem de apneia do sono.
Você vai precisar de:
Chá-verde natural
Água fervente
Preparação & uso:
Deixe o saquinho de chá ou infusor repousar na água por, no mínimo, 7 minutos. Beba o chá antes de dormir para ajudar a reduzir os roncos e melhorar a qualidade do seu sono.  
   
4. Azeite de oliva  
 
Em alguns casos, os roncos ocorrem devido ao excesso de tecido atrás do nariz ou no fundo da garganta. Esse tecido cria um pequeno bloqueio nas vias respiratórias. O azeite de oliva serve como lubrificante, reduzindo a obstrução e favorecendo a redução dos roncos.
Você vai precisar:
Azeite de oliva extra-virgem
Preparo e uso:
Tome três pequenos goles de azeite de oliva antes de ir para a cama.  
   
5. Folhas de sálvia  
 
A sálvia possui muitas propriedades medicinais, incluindo ações anti-inflamatórias e antibacterianas naturais. Ao reduzir a inflamação nasal, a sálvia ajuda a diminuir obstruções e suas propriedades antibacterianas previnem futuras inflamações.
Você vai precisar de:
Um punhado de folhas de sálvia frescas
2 xícaras de água fervente
1 colher de sopa de vinagre de maçã (recomendado)
Preparo e uso:
Coloque as folhas de sálvia na água fervente e deixe repousar por 7 minutos. Remova as folhas, deixe a água esfriar e acrescente o vinagre de maçã. Faça gargarejos com esta solução por 30 segundos antes de ir para a cama.  
   
6. Óleo de tomilho  
 
Quando estamos privados de sono ou simplesmente exaustos, nossos músculos tornam-se flácidos, o que provoca aumento de roncos. O óleo de tomilho pode ser benéfico em tais casos, através de um tratamento conhecido pela medicina oriental há séculos.
Você vai precisar de:
4-6 gotas de óleo de tomilho
4-6 gotas de óleo vegetal (oliva / canola serão suficientes)
Preparo e uso:
Misture os óleos de tomilho e o vegetal e aplique a mistura nos seus pés antes de ir para a cama. Sugerimos calçar meias de algodão velhas para evitar engordurar a roupa de cama.  
   
7. Óleo de eucalipto  
 
O óleo de eucalipto é um descongestionante fantástico, que limpa suas vias respiratórias e proporciona um sono livre de roncos.
Você vai precisar de:
2-4 gotas de óleo de eucalipto
1 panela com água fervente
1 toalha
Preparo e uso:
Ferva a água numa panela e tire-a do fogo. Acrescente óleo de eucalipto e coloque seu rosto acima da panela, usando uma toalha para criar uma "tenda" sobre ela. Inale o vapor pela boca e nariz para um descongestionamento nasal instantâneo.  
   
8. Chá de gengibre  
 
O chá de gengibre é fantástico para prevenir uma noite cacofônica. Além se suas propriedades anti-inflamatórias e bactericidas, o gengibre aumenta a produção de saliva, lubrificando as vias respiratórias e permitindo a passagem de ar sem obstruções.
Você vai precisar de:
Um pedaço de 2 cm de raiz de gengibre fresca, descascada e cortada em fatias finas
2 colheres (sopa) de mel
Água fervente
Preparo e uso:
Ferva água em uma panela, acrescente o gengibre e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Desligue o fogo, cubra a panela e aguarde mais 5 minutos. Remova o gengibre, acrescente o mel e mexa bem. Beba este chá antes de ir para a cama.  
   
9. Chá de maracujá  
 
Pesquisas indicam que as flores de maracujá possuem efeito calmante, que proporciona um sono profundo e relaxante, reduzindo, por sua vez, a possibilidade de ocorrer apneia do sono.
Você vai precisar de:
Chá natural de maracujá
Água fervente
Preparo e uso:
Ferva a água e acrescente o saquinho de chá. Deixe repousar por 7 minutos e beba o chá antes de ir para a cama, para ter um sono calmo e tranquilo.  
Também pode lhe interessar:
   
10. Alho fresco ou cebola  
 
Ingredientes fortes e aromáticos como alho e cebola podem ajudar a prevenir roncos porque secam o nariz, reduzindo a congestão. Dizem também que esses alimentos reduzem inchaços nas amígdalas, evitando a apneia do sono.
Você vai precisar de:
Um dente de alho fresco ou ¼ de cebola
Preparo e uso:
Mastigue o alho/cebola antes de ir dormir (se você não se importar com o cheiro), ou acrescente-os ao seu jantar.  
   
11. Abacaxis, laranjas e bananas  
 
Uma das melhores maneiras de prevenir a apneia é melhorar a qualidade do seu sono, e isso pode ser feito pelo acréscimo de melatonina (o hormônio que nos deixa sonolentos) que o corpo produz. Uma das melhores e mais eficazes maneiras de aumentar a produção de melatonina é comendo alimentos que a contêm em altos níveis:
Abacaxis frescos aumentam o nível de melatonina em 266%
Bananas aumentam o nível de melatonina em 180%
Laranjas aumentam o nível de melatonina em 47%  
   
 
DICA EXTRA: Fortaleça os seus músculos da deglutição!
Em muitos casos os roncos são causados pela queda da língua no fundo da garganta, bloqueando a passagem do ar (o que pode ser muito perigoso). Para impedir que isso aconteça, você deveria considerar a prática diária de um breve exercício para fortalecer os músculos da deglutição.
O que você deve fazer:
Com a boca fechada, empurre a língua em  direção aos dentes inferiores por 30 segundos. Repita 5 vezes.
Com a boca aberta, mova o seu maxilar para a direita, segurando por 30 segundos, e depois faça o mesmo movimento para a esquerda.
De frente para um espelho, abra a boca. Movimente os seus músculos de deglutição por 30 segundos. se você consegue ver a úvula (campainha), estará fazendo os movimentos corretos.
E DURMA BEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.