Páginas

domingo, 5 de julho de 2009

AS QUATRO CÂMARAS DO CORAÇÃO

Muitas culturas nativas acreditam que o coração é a ponte que liga o Pai Céu à Mãe Terra. Para essas tradições, o coração de quatro câmaras, fonte de sustentação de nossa saúde emocional e espiritual, é definido como cheio, aberto, puro e forte. Essas tradições sentem que é importante conferir diariamente as condições desse coração de quatro câmaras, perguntando: ! Estou com meu coração cheio, aberto, límpido e forte?!
* Quando nosso coração não está cheio, nós nos aproximamos das pessoas e das situações só com metade dele. O sentimento que experimentamos, como se devêssemos fazer algo que não queremos, é o terreno em que germina o coração pela metade. Sentir o coração só pela metade é sinal de que estamos em má posição, e que é hora de sair dessa situação.
* Quando nosso coração não está aberto, transformamo-nos em pessoas de coração fechado. Ficar na defensiva, buscar abrigo em nossa própria resistência, proteger-nos contra a possibilidade de sermos feridos são seus sinais. A resposta é abrandar e reabrir o coração.
* Quando nosso coração não está límpido, ficamos confusos e carregamos a dúvida dentro dele. É onde devemos parar para esperar. Os estados de ambivalência e indiferença são precursores da confusão e da dúvida. A passagem por qualquer um desses estados é um lembrete para aguardarmos a clareza, em vez de ação.
* Quando nosso coração não está forte, falta-nos coragem de ser tudo o que somos em nossas vidas. A palavra "coragem" vem do termo francês "coeur", que quer dizer "coração" e, etimologicamente, significa " a capacidade de defender nosso coração ou nossa essência". Quando exibimos coragem, demonstramos o poder recuperador de prestar atençção àquilo que tem coração e significado para nós. Como mostra ao poema asteca que se segue, a combinação de coração e sua relação com a autenticidade tem sido tema perene, usado através de todas as épocas.

PESSOA MADURA
CORAÇÃO TÃO FIRME COMO UMA PEDRA,
CORAÇÃO TÃO FORTE COMO
O TRONCO DE UMA ÁRVORE.
NOBRE FACE, SÁBIA FACE;
SENHOR/SENHORA DESSA FACE
SENHOR/SENHORA DE SEU CORAÇÃO.
MATURIDADE:
NOBRE FACE, FIRME CORAÇÃO.

Um comentário:

  1. Querida Maria Luiza!! Você como sempre nos transmitindo enorme sabedoria!!! Ao ler esse texto fantástico, lembrei-me de uma frase "Milagres não crescem em árvores, milagres acontecem no coração!". Grande abraço, Simone S. Lopes

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.