Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

AS QUATRO DIREÇÕES

 

Outro dia mateando no alpendre da casa, olhando aquele horizonte maravilhoso que se descortina na Laguna dos Patos, me quedei pensando nos Pontos Cardeais... Norte, Sul, Leste, Oeste, e como essa conexão é forte quanto usamos as quatro direções nas nossas vidas.

Por exemplo: O Leste onde nasce o sol,elemento FOGO, a côr é o Amarelo, onde se posiciona a Primavera, representa a Concepção, o principio e ao mesmo tempo o alçar de um vôo como a Águia que plana alto e mui lejos e tudo vê com seus olhos aguçados.É o portal da clareza e da mente.Um dos símbolos mais bonitos dessa poderosa ave é fornecido pelos índios pueblos: “Eles acreditam que a águia veio dos céus, com habilidade para passar por uma espiral através de um buraco no firmamento, ela veio de seu lar, o Sol. Ela nos mostra que devemos estar acima dos acontecimentos mundanos, vendo tudo de cima, de forma ampla, isso nos auxilia a abandonar os aspectos superficiais e ver realmente o tamanho que as coisas possuem”.Como eu vejo.

Já o Sul é o Verão, a Infância, representa a TERRA e o lugar onde devemos firmar nossos pés na caminhada da vida com a sabedoria de um Lobo que é o professor de sua matilha.A cor é o vermelho.É o portal das emoções.Para os povos Nativos, o lobo é o mais fiel dos guias animais, o símbolo do professor da tribo, encorajando-nos a enfrentar novas idéias e projetos. O lobo é um explorador de rotas, precursor de novas ideias que volta para tribo para ensinar e compartilhar a medicina. O senso do lobo é muito aguçado e a Lua é sua aliada de força.

A medicina do lobo permite que o professor de dentro de nós aflore para ajudar os filhos da Terra a compreender o Grande Mistério da vida.

O Oeste se iguala ao Outono, é também o portal de introspecção, a quietude, o silêncio da alma que é necessário na vida. do recolhimento, de hibernar na caverna como o Urso, nos quedarmos dentro de nós mesmos.A cor é o preto O lugar do aprendizado.Representa a ÁGUA, a fluidez em nossas vidas.É o portal do nosso templo sagrado, da sáude do corpo físico.Como eu expresso.

O Norte -a Idade de Ouro. O lugar dos Ancestrais. O Inverno.A cor é o branco.A palavra mesmo diz :Encontrando enfim o nosso rumo, com o conhecimento adquirido a cada passo na Roda da Vida.Representa também o elemento AR; é o portal da espiritualidade.

Para a maioria das tribos indígenas norte americanas, esta direção representa o búfalo animal mais sagrado entre eles. Sempre foi reverenciado como símbolo da abundância plena, o que nos lembra das preces de agradecimento ao Pai Céu (Grande Mistério) por tudo o que temos nesta vida.Como eu conecto.

Cada uma das quatro direções cardeais , tem qualidades e lições especiais para ensinar.

À medida que descobrimos as ferramentas que despertam nossos verdadeiros talentos, aprendemos a trabalhar com esses talentos de uma maneira que possa trazer mais equilíbrio entre nós e à Terra.

Num mundo conturbado em que hoje vivemos , na correria do dia a dia, no desassossego , na pressa, no não ter tempo, devemos parar um instante e nos inspirarmos na Roda Sagrada da Vida.

Hoje estão incuindo meditação nas escolas, usemos em casa também para nós, para os nossos, com os amigos. Dar tempo ao tempo e nos recolhermos uns minutos para nos reequilibrarmos para enfrentamos a luta diária é o primeiro passo para o nosso bem estar e evolução .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.