Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

ATENTOS À QUESTÃO ECOLÓGICA !!!

ECOLOGIA - vem do grego OIKOS, que significa "casa"; É tarefa de todos os seres humanos cuidar da saúde de nossas casas: a "interior" e a "exterior"; a casa interior, de nossos "eus", o infinito mundo íntimo, e a exterior, do mundo no qual vivemos nossa vida diária. Muitas pessoas, na sociedade contemporânea, percebem pouca ou nenhuma ligação entre esses dois planos, condição que os povos indígenas, do mundo todo, ligados às suas terras, e com culturas milenares, considerariam não apenas triste, mas incompreensível. Citemos as palavras de um ancião aborígene: " Eles dizem que estamos aqui há 60 mil anos, mas é muito mais. Estamos aqui antes dos primórdios dos tempos. Viemos diretamente do Tempo do Sonho do Criador Ancestral. Mantivemos a terra tal qual como ela se encontrava em seu Primeiro Dia". - E é aos povos nativos que pedimos orientação sobre a maneira de cuidar da terra tal como ela se encontrava em seu primeiro dia. Sua antiga sabedoria universal pode ajudar a restaurar o equilíbrio de nossa própria natureza, e nos assistir no reequilíbrio das necessidades do meio ambiente.
As tradições xamânicas, praticadas por grupos agrários e indígenas de todo o mundo, recordam-nos de que, durante séculos, os seres humanos vêm se utilizando da sabedoria da natureza e do ritual para dar suporte às mudanças e transições da existência, em vez de ignorar ou negar os processos vitais, como quase sempre o fazemos. Nossa sociedade, como tantas outras sociedades ocidentais, encontra-se separada de suas raízes mitológicas.
As culturas indígenas e orientais há muito tempo reconhecem que a única constante é a mudança, e que o princípio da interdependência é essencial à sobrevivência.
Não importa em que mundo vivemos agora: somos todos povos da terra, ligados uns aos outros por nossa mútua humanidade. Quando damos ouvidos aos povos de cultura ligados à terra, damos ouvidos aos nossos "eus" mais velhos. As culturas indígenas aprovam a mudança e a cura, a transição e os ritos de passagem por meio de estruturas míticas e pela incorporação da arte, da ciência, da música e da dramatização à vida diária. Todas as formas de cultura do planeta possuem cânticos, danças e histórias que são contadas, e a essas práticas todos temos acesso. Também temos acesso aos quatro arquétipos interiores ou marcas registradas de comportamento humano que estão presentes nas estruturas míticas de todas as sociedades do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.