Páginas

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A TERRA QUE CURA

De todos os quatro elementos, nenhum tem sido mais reverenciado do que a terra. As mais antigas civilizações honravam a terra e a idolatravam como um Ser consciente que supervisionava a vida em todas as suas fases. Antigas culturas que dela viviam consideravam a Mãe Terra um vivo e fecundo provedor de todos os seus habitantes. Havia um sentido de profunda ligação e participação com a terra. A antiga sabedoria recomendava viver com ela em vez de meramente nela. "A terra não é um corpo sem vida; ao contrário, ela é habitada por um espírito que lhe dá vida e alma. Todas as criações, incluindo os minerais, devem sua força ao Espírito da Terra. Esse espírito é vida; sendo nutrido pelas estrelas, alimenta todas as coisas vivas que se refugiam em seu ventre."A crença numa terra viva praticamente desapareceu na sociedade moderna. O desalento com o fim desse conceito de terra viva foi apaixonadamente expresso, no final do século 19, por SMOHALIA, venerável índio Sioux, quando disse:
-VOCÊ ME PEDE QUE EU CAVE A TERRA ? COMO POSSO EU PEGAR UMA FACA E GOLPEAR O PEITO DE MINHA MÃE ? QUANDO EU MORRER, ELA NÃO VAI QUERER ME RECEBER EM SEU SEIO...ENTÃO, NUNCA PODERÁ PENETRAR SEU CORPO E NASCER NOVAMENTE. VOCÊ ME PEDE QUE CORTE A GRAMA E O MILHO, E OS VENDA PARA FICAR RICO COMO O HOMEM BRANCO.MAS COMO OUSAREI CORTAR OS CABELOS DE MINHA MÃE ?
Bem no fundo da psique de todas as pessoas existe um sentimento místico de unidade com a terra. Talvez, em cada um de nós, exista a certeza interna de que a vida humana vem da terra, porque, mais uma vez, as pessoas estão a gravitar em torno desse antigo ponto de vista.Aumenta, atualmente, o número de adeptos da chamada Teoria de Gaia, baseada na deusa grega que representa a deusa Mãe -Terra; Aqueles que seguem essa crença sabem que nunca estamos longe da terra. O que lhe fazemos, fazemos a nós mesmos. Quando a respeitamos, estamos nos respeitando.(Denise Lin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.