Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O DESPERTAR

Lembro nìtidamente da minha infância e da minha Avó Bugra - Maria Clara Benitez - "Maria Castelhana" como o povo a chamava, uruguaia de nascimento, parteira de campanha ( campanha- têrmo utilizado na fronteira para designar -"do campo") que durante sua vida,entre lavar roupa no arroio para sustentar os filhos e partejar muitas crias que vieram ao mundo pelas suas mãos, benzia e curava através de suas rezas com carvão e ramos verdes no seu linguajar misturado ,típico portunhol .Entre um mate (chimarrão)e outro, uma pitada de fumo crioulo, ia me ensinando a "pensar" as plantas regando minha curiosidade entre uma caneca e outra , daquelas alouçadas, com florzinhas, com uma variedade de chás misturados à cascas de frutas.( até hoje sinto o aroma e o gosto !!!). Às vezes saía comigo pelos matos da minha terra natal ou do Lami nas nossas férias( onde juntava todos os netos para contar histórias até altas horas da noite... lembro de ouvir o galopar da mula sem cabeça ao redor do rancho onde dormíamos !) , acompanhava seu passo miúdo, o respeito com que entrava no reino vegetal, e a descrição de cada planta. Afugentava cobras e outros bichos com decretos e gestos e desvendava os segredos que os guardiões lhe sopravam aos ouvidos.
Já ouviram falar em "quebrar o empate"? pois a "Mãe Velha" botava a gurizada encima da cama ou no colo, de barriga para baixo e com o polegar e o indicador dava uma espécie de beliscão em vários pontos, na extensão da coluna,( a velha e boa acupuntura !) para facilitar a evacuação caso a criança estivesse "empachada". Hoje eu sei que nossos ancestrais lhe passavam o ensinamento através da luz de vidência ( ela aprendeu a ler comigo !)e muitas vêzes a vi sentada num cepo debaixo de uma árvore, ou de noite à beira da cama, antes de dormir, conversando com meu avô , já falecido, ou com outros parentes... como se eles estivessem ao vivo ali num grande roda a charlar com ela. E sabia notícias dos parentes vivos que estavam longe, assim, desse modo!!!!


NOTA: A PARTIR DAQUI VOU CONTAR SEMPRE QUE PUDER UM POUCO DO MEU DESPERTAR NA SENDA XAMÂNICA. ESPERO QUE GOSTEM POIS FAÇO QUESTÃO DE COMPARTILHAR COM TODOS O QUE RECEBI E QUE VOCÊS TAMBÉM FAÇAM O MESMO ! A PALAVRA É QUE NEM UM CAVALO GALOPANDO AO VENTO.... DEIXEM-NA CORRER LIVRE PARA QUE TODO MUNDO POSSA OUVIR, ASSIMILAR E REDISTRIBUIR TAMBÉM...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.